Por José Ivo Melo da
7 de outubro de 2011 por volta as 19 hs tem inicio mais uma aula de história de Brasil III, disciplina ministrada pelo prof. Carlos Augusto Pereira dos Santos, que entra na sala e pergunta quem vai apresentar trabalhos na semana de história,como niguêm se manisfesta de forma positiva então vem aquele discurso, “Pessoal vocês estão no oitavo perido”... O professor faz uma nova pergunta quem possui curriculo lattes, mais uma vez mais uma vez fica surpreso por saber que mais da metade da sala não tem. Bem humorado como sempre explica que o currículo lattes é a identidade do aluno, e aproveita para perguntar a Samara se esta tem currículo, Ela diz que não e Carlos então pergunta a Ednailson Passos e este sinaliza de forma positiva que tem. Neste momento entra na sala Paulo Roberto e Samara falr “Ele deve ter concerteza”. Então antes que Carlos Pergunte a Paulo se este possui Samara se antecipa mais uma vez e fala “Ele tem por que precisou fazer para entrar no Pet”. Sem entender o que estava acontecendo Paulo é informado que a turma está falando sobre o Curriculo Lattes, Paulo senta e aula continua.
O professor pergunta onde agente parou na última aula. Emidio falou “foi na morte de uma mulher”, então o professor relembrou de uma professora de infância. O professor pergunta para a turma o que é redemocratização. Eu Ivo Melo repondo “ é volta da democracia”. Então Carlos pergunta “e antes não havia democracia?”...
O professor lembra que durante a ditadura militar as pessoas partiam para o enfrentamento com a polícia. Que a sociedade é onde os homens se associam, neste momento Ele esquece o que iria falar. A aula segue.
Na tentativa de mostrar na história um momento onde realmente a população desfrutou de uma democracia, professor faz um retrospecto da história do Brasil desde o descobrimento em 1500, a vinda da família real para o Brasil em 1808, o fim da II Guerra Mundial, onde neste momento as ditaduras da Europa caiem e tem o fim do Estado Novo aqui no Brasil, Ele diz que a guerra é importante para o despertar da consciência do povo uma vez que “não devemos nos deixar levar pelo canto do cisne”.
O professor falar sobre o mini-curso que dará na semana de história onde Ele abordará as experiências associativistas dos trabalhadores no Brasil.
Professor pergunta sobre os momentos que antecederam a ditadura militar, Paulo Roberto cita João Goulart. E o professor pergunta sobre o que as reformas implementada por João Goulart estabeleciam.
Wellinton cita a reforma agrária e Débora a Reforma Espacial. Ela estava se referindo a Construção de Brasília.
Para facilitar o entendimento Carlos Augusto monta um quadro com as principais reformas que o Brasil precisa hoje, como reforma agrária, política, tributária, universitária, e trabalhista. E lembra que as reformas impementadas por João Goulart não deram certo porque o povo não estava preparado para recebê-las.
Eu Ivo Melo pergunto sobre os prontos positivos da ditadura militar, então o professor fala sobre a construção da Ponte Rio Niterói, a Construção da rodovia transamazônica e lembra que neste momento o Brasil passou a ser a quinta maior economia do mundo.
Professor fala sobre o poder da imagem e cita a música o retrato do velho de Francisco Alves, que embalava a campanha de Getúlio Vargas para a presidência do Brasil no ano de 1950. Neste momento Emídio destaca o livro de Rubens Alves, o que é política, onde ele diz que a poder a da imagem é tão forte a pessoa ao comprar uma casa não compra pelo projeto mas sim pela foto. Gleyciana fala sobre o outdoor que tem na entrada de Coreaú mostrando as melhorias da cidade.
São 20 horas e 11 minutos e o Professor fala “ta na hora de tomar um café” . e turma vai para o intervalo.
As 20 horas e 54 minutos a aula recomeça e o professor fala que era o pior professor do mundo, porém teve uma revelação e não explica para a turma que revelação foi essa. Ele pergunta se já marcou a data da segunda AP e Flávio diz que será no dia 11 e Jonathan complementa vai ser no dia 11 do 11 de 2011, então o professor fica admirado por tal coincidência e pergunta a Jonathan por Daniele Bispo aproveitando para mandar ele investir nela.
O professor faz a chamada de forma bem humorada brincando com o nome dos alunos. Após a chamada, após a chamada Samara pergunta pela memória da última aula e Jonathan faz a sua leitura. Após a leitura o professor diz que as memórias devem ser mais seletivas.
E pede para os alunos colocarem algumas questões sobre o período da redemocratização no Brasil.
Flávio pergunta de que forma a II guerra mundial interferiu na história do Brasil, então o professor fala sobre vitória dos aliados e a divisão do mundo em dois Blocos de influência.
O professor fala que os militares não contestavam o governo de Jk mas não pensavam o mesmo do governo de Jânio que condecorou o mistro de Cuba Che Guevara com a Grã Cruz da ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.
Golpe aconteceu com o governo João Goulart por que os militares temiam que o pais virasse uma república sindicalista.
Professor adauto entra na sala e fala sobre a a prova do dia na segunda feira dia de outubro, Adauto sai e Carlos Augusto fala “acabou o milho acabou a pipoca” e termina a aula ás 21 horas e 37 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário