AUDIÊNCIA COM O SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ.
Na manhã desta quarta-feira (23 de fevereiro) saiu uma comissão formada por professores e estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA para uma audiência com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, René Barreira. A audiência teve início as 16:00 horas e terminou as 19:00 horas.
Estavam presentes na audiência o DCE (Diretório Central dos Estudantes), SINDUVA, e CA’s e representantes dos cursos de História, Ciências Sociais, Enfermagem, Letras, Pedagogia, Engenheiro Civil, Geografia, Filosofia, Administração, Ciências Contabéis, Direito, Física e Educação Física. Além de representação do SINDURCA, SINDUECE, ANDES, CENTEC Cariri, CA de Engenharia da UFC, CA de História da UECE e FATEC Cariri.
O secretário René Barreira iniciou sua fala ressaltando as conquistas alcançadas nos últimos anos nas três universidades estaduais (UVA, URCA e UECE), enfatizando que o governo vem se esforçando para a melhoria da educação no estado, citando como exemplo o Campus do Centro de Ciências da Saúde em Sobral, inauguração da Residência da URCA a construção da residência da UECE (em fase de conclusão). Disse que os 21 professores que passaram no concurso o realizado em 2010 terão suas nomeações feitas no dia seguinte (24 de fevereiro). Em seguida o secretário passou a palavra a plenária, e quem iniciou foi o presidente do DCE, Jocélio.
Jocélio falou que é inadmissível o ano letivo iniciar e não ter professores para ministrar as disciplinas e pediu que as 117 vagas para concurso de professor substituto seja trocado por 117 vagas para professores efetivos.
A professora do Curso de História e presidente do SINDUVA, Maria Antônia Veiga Adrião, leu um documento elaborado em conjunto com professores e estudantes destacando as pautas urgentes para a UVA, que são: concurso para professores efetivos, concursos para funcionários técnico-administrativo, restaurante e residência universitária, autonomia para escolha de reitor e transporte entre os campi.
Um estudante do curso de engenharia civil frisou que é impossível ter uma universidade de qualidade se não existe assistência estudantil, falou ainda que o seu curso tem apenas dois professores efetivos. A professora Isauroura, do curso de Ciências Sociais, disse que a UVA se encontra num verdadeiro caos, e que há mais de dez anos dentro na universidade as pautas continuam as mesmas, e que houve pouco avanço. Concluiu falando que “estamos fazendo de conta que temos universidade pública no Ceará”.
Estava presente o Magnífico reitor da UVA, Antônio Colaço Martins, o deputado estadual Lula Morais, o assessor do Deputado Chico Lopes.
Em sua fala o reitor falou que em conversa com o governador Cid Ferreira Gomes, falou da situação do curso de Engenharia Civil e sobre o restaurante universitário, disse que colocará um transporte a disposição dos estudantes da universidade ao restaurante popular.
No início na audiência, que durou três horas, não houve qualquer tipo de manifestação, mas vendo que a mesa não dava nenhum encaminhamento sobre o concurso, que é a nossa principal pauta, a plenário começou a pressionar, foi sugerido a criação de uma comissão com representação das três universidades estaduais para levantar dados e marcar uma audiência diretamente com o governador. A nova audiência com a comissão e o secretário ficou agendada para o dia 03 de março (quarta-feira).
*Aberto para sugestões e críticas. Obrigado.
Paulo Roberto Sales Neto
CA História)
Nenhum comentário:
Postar um comentário