quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Notícias - Reitor da UVA se reúne com representantes estudantis no campus da Betânia

Reunião com DCE e representantes de Centros Acadêmicos teve como objetivo ouvir as reivindicações dos estudantes e informar sobre as ações da reitoria para solucionar o problema de falta de professores.

Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de 13 Centros Acadêmicos, além de uma representação do Curso de Letras, estiveram reunidos com o reitor, Antonio Colaço Martins, na segunda-feira, dia 7 de fevereiro de 2011, na Sala dos Conselhos, no campus da Betânia. O reitor ouviu dos estudantes as dificuldades causadas pela falta de professores para algumas disciplinas nesse início de semestre.

O reitor tranquilizou os alunos e informou dos esforços em solucionar o problema, que já iniciaram com a realização de Concurso Público para Professor Efetivo, em setembro do ano passado. Os 24 novos professores efetivos aguardam, apenas, a publicação de suas nomeações no Diário Oficial do Estado para iniciarem suas atividades em sala de aula. Ainda segundo o reitor, está em tramitação junto ao Governo do Estado do Ceará a realização de novo Concurso Público para admissão de 117 Professores Substitutos da UVA.

Para que não haja prejuízo no que se refere à ministração dos conteúdos das disciplinas do Semestre Letivo 2011.1, a Reitoria informou que já providenciou a contratação de professores. Segundo o reitor, a reunião com os representantes estudantis reflete o interesse comum da comunidade acadêmica em buscar soluções para as dificuldades. O encontro foi “muito positivo, com convergência de pontos de vista, convergência de assuntos para serem enfrentados, sugestões de cronologia para encontros sucessivos sobre a vida acadêmica”, afirma.

O Diretório Central dos Estudantes da UVA também avaliou como positivo o encontro com o reitor. “É isso que nós esperamos, continuar trabalhando juntos, com coesão, mas que venham logo as soluções, para que não continuemos trabalhando somente em cima de suposições, mas em realizações”, disse a vice-presidente do DCE, Juliana Marques de Sousa.

Participaram da reunião representantes dos Centros Acadêmicos dos Cursos de Administração, Biologia, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Filosofia, Física, História, Pedagogia, Química, e representante do Curso de Letras.

Manifestação

Após a reunião com o reitor ocorreu, no início da noite, uma manifestação dos estudantes em prol da realização de novo concurso público para admissão de novos professores efetivos. Os estudantes se concentraram em frente ao prédio da Reitoria e na Praça da Integração, no campus da Betânia, com apitos e faixas, e proferindo palavras de ordem. Em seguida, os manifestantes se dirigiram ao Arco de Nossa senhora de Fátima, na Avenida Doutor Guarany, de onde seguiram para o campus da CIDAO. Parte das aulas foram suspensas no campus da Betânia em virtude da adesão dos alunos à manifestação.

Em nota oficial, divulgada na página da UVA na Internet, e amplamente divulgada à comunidade acadêmica, a Reitoria reafirmou que não haverá prejuízos de qualquer ordem aos estudantes e que a situação tem merecido especial atenção por parte do Governo do Estado.

FONTE: site da UVA. www.uvanet.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário