quinta-feira, 12 de abril de 2012

A História...

 
                                                                          Por Samara Ferreira da Silva

Construímos nossa vida de histórias... algumas nos fazem rir outras nem tanto, porém reconhecemos que são através das experiências que adquirimos e das pessoas que conhecemos que transformamos nosso modo de entender o mundo e agregamos valores aos que já trazemos conosco.
Ao permitirmos que estranhos passem a ser parte de nossas vidas e juntos construímos uma história em comum estamos seguindo simplesmente mais um ciclo natural ao homem, que por essência é um ser que necessita viver em grupo e a partir deste contato vemos o outro como uma extensão de nós mesmo e a isso costumamos chamar de amizade.
Tudo começou com uma escolha, uma daquelas que por mais difícil que seja é inevitável. Escolhemos a HISTÓRIA, por vocação, curiosidade, falta de opção ou qualquer outro motivo, esta foi a decisão que uniu um grupo de pessoas que poucos meses antes desconheciam a existência uns dos outros, mas que em comum tinham tal escolha.
Iniciamos nossa trajetória na universidade e hoje quatro anos depois estamos nos preparando para a formatura, olhando tudo que vivemos as amizades construídas, as brincadeiras, as divergências, tudo que aprendemos em contato uns com os outros e com os professores, hoje são parte de nós e de nossas memórias. Percebemos que chegou o momento de nos despedirmos. Cada um vai seguir seu caminho longe deste ambiente acadêmico e que poucas vezes voltaremos a nos reunirmos.
De qualquer modo ficará para sempre estes momentos vividos e as Histórias construídas, os sorrisos, as frases que marcaram, as brincadeiras irreverentes, os deslizes e gafes compartilhadas, episódios únicos que lembraremos sempre.
Muitos fazem História, mas poucos sabem escrevê-la” esta é a frase de Oscar Wilde que usamos em nosso blog e que agora uso para descrever tudo o que vivemos e escrevemos durante estes anos de convivência e aprendizagens. Pois fizemos História e a escrevemos com ações, palavras, gestos e sentimentos, bem mais do que um diploma e uma bagagem teórica adquirimos na Universidade amizades...
Foram histórias vividas, narradas e escritas que construímos no dia a dia e partilhamos com os amigos. Lembramos daquele episódio engraçado e compartilhamos risos, daqueles mais tristes e unimos- nos na solidariedade.
Criamos pequenos grupos de afinidades e com eles compartilhamos mais momentos, porém somos uma turma que aprendeu a se respeitar e dividir...
O que dividimos mesmo?
A ansiedade no primeiro dia na Universidade, onde vemos pela primeira vez uns aos outros... O primeiro dia no CCH... A aula da Maria Antônia logo de cara!...A paciência do professor Gleison Monteiro... O carinho e a garra do professor Benedito Genésio que com sua eterna juventude nos cativou, a ponto de hoje temos ele como referência de dedicação e levamos o seu grito de “ALFKLÄRUNG” em nossos corações e mentes, que possamos ser realmente luz por onde passarmos e saibamos compartilhar nossos conhecimentos com sabedoria e amor... Sejamos luz para nossos alunos, assim como um dia tivemos aqueles que estavam prontos para iluminar- nos com seus saberes. AGENOR JÚNIOR, CARLOS AUGUSTO, ALÊNIO CARLOS, CHRISLENE, VIVIANE, PAULO HENRIQUE, IGOR MOREIRA, MARIA JOSÉ, GABRIEL ASSIS, ADAUTO DUQUE, a todos nosso muito obrigado!!!
Dividimos também o cansaço, as angustias em dias de provas, a pipoca na hora do intervalo!!! Brincamos de adedonha no final do 8º período, de roda e de mímica ( na casa do tio Genésio), Jonathan e Paulo Roberto lutaram com uma espada de plástico na sala ( a espada foi um presente de aniversário dado pela Gleiciane ao Paulo Roberto, lembrando a infância todos nos divertimos com esta brincadeira). Jogamos UNO!!! Criamos jogos educativos e nos divertimos com eles na disciplina de Estágio IV... Participamos de reivindicações na UVA em prol de concurso público.
            Como sempre dizem que os historiadores são revolucionários... não podíamos ser exceção, mas revolucionamos cada um a seu modo, com pequenas ou grandes atitudes deixamos nossa marca e construímos aquilo que nos é tão precioso... memórias.
          

3 comentários:

  1. E isso ai turma, temos muitas historias juntos agora... ou só uma historia com muitas memorias!!!
    Mas não e o fim, e só o final de mais uma etapa, e não podemos deixar-la acabar...
    A ideia desse texto e que cada um compartilhe suas memorias, aqui mesmo nos comentários, então vamos mostrar pra Oscar Wilde, que a Turma 2008.1 sabe fazer Historia.

    ResponderExcluir
  2. Samara, você foi perfeita em suas lembranças. Que bom que temos bons momentos compartilhados durante esse tempo. Não podemos deixar de esquecer aqueles que desistiram no meio desse caminho e trilharam outros. Muito obrigado a todos os amigos, espero que nos encontremos um dia contando boas histórias de sucesso profissional e pessoal.

    ResponderExcluir
  3. Que saudade de vcs, turma! Foi tão importante conviver esse tempo com cada um... e agora ao lembrar de cada momento possível... reconheço que cada um tem papel importante na construção de ideais do meu ser e é claro refletindo em toda a sociedade em que cada um de nós vive!

    ResponderExcluir