terça-feira, 1 de março de 2011

Governo pressionado a contratar professor

A carência de professores é o maior problema da Urca, UVA e Uece, segundo representantes de entidades estudantis e sindicatos de docentes que se reuniram com o René Barreira.

Hoje, pela manhã, o governador Cid Gomes estará autorizando a nomeação de 21 professores, que passaram no último concurso, para a Universidade Vale do Acaraú (UVA), e 52 professores, também concursados, para a Universidade Regional do Cariri (Urca).

A promessa foi feita ontem por René Barreira, secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), durante audiência, no Palácio Iracema, com representantes dos estudantes e professores das Universidades Estadual do Ceará (Uece), Urca e UVA.

Mas a contratação só desse número de professores não deixou satisfeitos os representantes das três unidades estaduais de ensino superior. Segundo Weber Moreno, do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Sindiuva), há uma carência de 284 professores. "A situação é emergencial e o secretário René Barreira não sinalizou com nada de concreto", comentou.

O professor e sindicalista se refere à reivindicação para que seja realizado um novo concurso público e atendidas outras carências dos estudantes da UVA, como Restaurante Universitário, Residência Universitária e melhoria de transportes para deslocamento dos estudantes inclusive para aulas de campo.

Hoje à noite, alunos e professores da UVA realizam assembléia na sede do Campus Betânia, em Sobral, para avaliar o resultado da audiência de ontem e decidir se continuam com as manifestações que realizaram na semana passada para chamar atenção sobre as carências da universidade. Segundo Raquel Dias, do Sindicato Nacional Andes, que congrega os docentes universitários, há uma carência, nas três unidades cearenses, de 600 professores.

"Só na Uece, são necessários mais 222 professores e o que queremos é a abertura de uma novo concurso público para a contratação de professores efetivos". Raquel também participou da audiência de ontem e também se referiu às demissões ocorridas nas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) de Juazeiro do Norte. O secretário René Barreira disse que uma audiência seria marcada para a próxima segunda-feira, mas não especificou o local e horário. O reitor Antônio Colaço, da UVA, que esteve na audiência, disse que esforços estão sendo feitos para solucionar os problemas e está em tramitação junto ao Governo estadual a realização de novo Concurso Público para admissão de 117 Professores para a Universidade.

ENTENDA A NOTÍCIA
Os estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) reivindicam a contratação de professores efetivos e melhores condições nos campi da universidade em Sobral, na Região Norte do Ceará. Eles fizeram manifestações, de 14 a l7 passado, na cidade.

SAIBA MAIS
Alunos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que estiveram ontem na audiência com o titular da Secitece, René Barreira, reclamaram da precarização do ensino, falta de laboratórios e do Restaurante UnIversitário, que há mais de dois anos não funciona. O secretário René Barreira disse que foi inaugurado o Restaurante Universitário da Urca e o da Uece, no Campus do Itaperi, “está prestes a ser inaugurado. Sobre a reivindicação de mais ônibus para os estudantes da UVA, o reitor Antônio Colaço disse que “está solicitando ao Governo do Estado, microônibus e vans para as aulas de campo.

Rita Célia Faheina - ritacelia@opovo.com.br

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/02/24/noticiacearajornal,2106181/governo-pressionado-a-contratar-professores.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário